Quantidade de Páginas visitadas

PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

PALESTRA DE PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES.




PROFESSORA ANA SERES VISITOU O COLÉGIO MARIA DE JESUS PACHECO GUIMARÃES.



VISITA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ANA SERES.

CRTE oferece oficina aos alunos dos Núcleos Setoriais
Atendendo o convite do Diretor Luiz Alberto Ogibowski, a Equipe do CRTE fez uma oficina com os alunos membros dos Núcleos Setoriais. O objetivo da oficina foi de capacitar os alunos dos Núcleos de Comunicação e Tecnologia. Os mesmos puderam aprender como funcionam as mídias disponíveis no Colégio e assim repassar aos demais alunos, formando uma rede transmissora de conhecimento.






DIA DO ESTUDANTE
O Colégio Maria de Jesus comemorou o Dia do Estudante com uma festa interna, com danças e cantorias típicas que representam a colheita. Em épocas passadas, os agricultores festejavam o sucesso da colheita com festas, durante o processo do cultivo eles cantavam e ao final eles dançavam. A festa trouxe um resgate dessa cultura, visto que somos uma escola do campo.






ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO
Alunos e Educadores do Colégio Maria de Jesus participaram do Encontro Interdisciplinar de Formação Continuada das Escolas do Campo.


A mística foi apresentada pelos Alunos e Educadores do Colégio Maria de Jesus, mostrando suas particularidades e sua construção que foi feita pela luta da comunidade. Não é uma realidade  apenas desse Colégio, mas sim de muitas escolas do campo.







 

FORMAÇÃO DOS NÚCLEOS SETORIAIS
Docentes do Colégio Maria de Jesus implantam os Núcleos Setoriais, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos, incentivar o trabalho em  equipe, onde os mesmos venham a ter um senso de organização, contribuindo para o desenvolvimento do colégio.

Alunos inscritos e dispostos a contribuir com o projeto são apresentados e convidam demais alunos para fazer parte dos Núcleos.






PLANO DE ABANDONO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O Colégio Estadual do Campo Profª Maria de Jesus Pacheco Guimarães e a Escola Municipal Sofia Horst, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Guarapuava, realizaram palestra e treinamento sobre prevenção de acidentes, também foi realizado o plano de abandono em caso de incêndio, como previsto no calendário escolar. O público-alvo foi os alunos, pais e professores do Colégio Maria de Jesus e da Escola Municipal Sofia Horst. O objetivo foi de levar a toda a comunidade, informações imprescindíveis sobre cuidados cotidianos que as famílias precisam ter para evitar acidentes domésticos que muitas vezes podem ser fatais.

Nosso agradecimento aos Cabos Espínola e Jouglas do Corpo de Bombeiros e ao Soldado Sâmeque do Departamento de Defesa Civil do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava.









PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
A Professora Cleide Maria Senger está desenvolvendo o projeto horta escolar. Segundo a Professora Cleide, "A horta no Programa Mais Educação é uma maneira de resgatar e incentivar o plantio em suas residências, potencializando mesmo os pequenos espaços."


 

 
GUARDIÕES DA NATUREZA

Alunos recebem Certificação de participação no Projeto Guardiões da Natureza, realizado em  conjunto com a Policia Militar Ambiental de Guarapuava. Os 38 alunos receberam durante um ano, aulas sobre flora, fauna, socorros de urgência, reciclagem de lixo, agrotóxico e noções de instruções militares.




DA ESCOLA DO CAMPO QUE TEMOS A ESCOLA DO CAMPO NECESSÁRIA
Localizado no Distrito de Guará, o Colégio Maria de Jesus, atende uma comunidade diretamente ligada a atividades rurais. No início de 2013, devido à necessidade de trabalhar a partir da realidade do sujeito do campo, buscou-se um aprofundamento do processo de ensino, no qual se valoriza a cultura, o espaço de vivência e de trabalho desenvolvido pelos sujeitos do campo. O "Girassol da Realidade" foi criado focalizando o que cerca a vida na campo.





O novo formato do Plano de Trabalho Docente, construído em conjunto com todas as disciplinas, buscará ultrapassar a mera transmissão de informações, para se concretizar um processo de reflexão sobre o mundo no qual vivemos e de formação humana plena.

As etapas de trabalho desenvolvidas para se atingir esse redesenho curricular estão descritas com o objetivo de apresentar as dificuldades e os avanços ao longo do processo. O Colégio buscou parceria com o NRE - Valdivânia Barbosa e Unicentro -  Marlene Sapelli.


























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito